Inteligência Artificial
Octa  

DICAS DE COMO O CHATGPT PODE TE AJUDAR NO TRABALHO

O ChatGPT está se popularizando cada vez mais e possui diversas funcionalidades que muitos desconhecem. Essa inteligência artificial pode auxiliar no dia a dia de trabalho em várias áreas de atuação, otimizando o tempo e agilizando tarefas simples da rotina de trabalho. É importante ressaltar que, apesar de a utilização da inteligência artificial ser prática e funcional, ela não deve ser a única fonte de pesquisa, pois, conforme a própria empresa destaca, ela também pode cometer erros.

A seguir, você terá acesso a algumas dessas funcionalidades do ChatGPT que vão auxiliar nas suas atividades.

Formular e estruturar e-mails

A partir do momento em que você dá um comando para o ChatGPT, ele se adequa ao que você pede. Assim, você pode “educar” o chat para formular o texto do seu e-mail, de acordo com o assunto da mensagem, e estruturá-lo da forma que você deseja, de maneira natural, como se tivesse sido escrito por você.

Temas e insights para apresentações

O ChatGPT pode te ajudar na montagem das suas apresentações. Caso não tenha muita ideia dos tópicos que serão abordados no seu trabalho, a inteligência por trás do bot pode fornecer os tópicos de acordo com o tema central do seu projeto e conforme o comando dado a ele, por exemplo, “Chat, me dê ideias de tópicos para uma apresentação sobre home office”. Caso ele traga ideias que não fazem sentido com aquilo que você quer, é necessário que você o informe e reescreva os comandos de acordo com o que você deseja.

Auxílio na organização de tarefas diárias

Com a inteligência artificial, é possível que o usuário organize suas atividades do dia a dia, da semana ou até mesmo do mês. Ao enviar para ela suas tarefas e o modo organizacional que você deseja, ela te envia diferentes cronogramas, de modo a aumentar sua produtividade, otimizar o seu tempo de serviço e garantir que você não se esqueça de nenhuma atividade.

Ajuda em entrevistas de emprego ou negociações

A tecnologia permite que você treine para entrevistas de emprego. O chat simula uma entrevista, fazendo perguntas que são possíveis naquela situação específica. O bot se passa por um entrevistador e você responde como o entrevistado, assim te preparando para uma entrevista futura. Neste caso, é necessário que você descreva para ele a vaga e o cargo aos quais se candidatou.

Ele também pode fazer o seu currículo. Ao dar o comando para ele com o template específico, suas competências, experiências, a área em que você atua e a vaga à qual você se candidatou, ele formaliza o documento de acordo com todos os dados que você enviou.

Essas dicas podem auxiliar na sua produtividade e na otimização do seu tempo de trabalho. Para melhor utilização do ChatGPT, é necessário que você o adeque e eduque de acordo com as suas necessidades e sua rotina.